1 de novembro de 2011

O Respeito pela Morte




 

Do mesmo jeito que somos cuidados ao nascer, devemos ser cuidados no morrer”,
Nós sabemos que a morte faz parte da rotina diária de profissionais ligados a saúde  Na prática, observamos também o quanto esse despreparo e a não capacitação resultarão em angústia, sofrimento e dor psíquica, existencial e mesmo espiritual na vida desses médicos, enfermeiros e psicólogos, entre outros”.
Discutir a morte é discutir a vida. Repensar nossos valores e afetos. É enriquecer a vida, potencializando-nos com aquilo que temos de melhor no presente da nossa finitude e nos projetando para a transcendência. A morte coloca o ser humano diante de questões essenciais, de perguntas profundas, que não podem ser escamoteadas pela discussão apenas de aspectos periféricos. Morrer bem, ter uma morte tranquila, sem dor e sofrimento, bem assistida, com amparo médico, social e familiar – tudo isso, sem dúvida, faz parte do processo educativo para a morte”,

Você alguma vez já se perguntou o que é Tanatólogo? Uma palavra até mesmo complicada e estranha de se pronunciar. Mas, esta profissão tem um grande papel. 

Mas é neste momento tão delicado da vida que os tanatólogos atuam. Conforme explica o dicionário, Tanatólgo vem da palavra  Tanatologia  que é orginaria do grego THANATOS  que significa estudo da morte; teoria acerca da morte, da sua natureza, dos seus sinais. Este profissional é o responsável em preparar os corpos para os ritos fúnebres, e entre os serviços realizados está a higienização, que prorroga o estado de decomposição do corpo, tornando possível a realização dos velórios.

A preparação do corpo inclui banho, maquiagem e em alguns casos como acidente automobilístico é feito a reconstituição facial com produtos parecidos com a pele humana. Por fim, quando o corpo está quase pronto, é colocado dentro do caixão para ser velado. 

Amanhã reverencie seus mortos! pois é dia de Finados 


Em São Paulo o curso é oferecido pelo http://www.worktotraining.com.br/

Um comentário:

  1. Olá, Beth!
    A morte é uma passagem.
    Todos nós estamos de passagem nesta vida.
    A saudade fica, mas eles estão bem.Já não sofrem mais.
    Um bom dia prá vc!!
    Bjs!!
    As arteiras

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter