4 de novembro de 2011

Isto sim é boa idéia


 
 
 No Brasil, o morador de rua, não recebe nenhum subsídio do governo, não recebe atendimento adequando que possa recuperá-lo e re-inseri-las na comunidade, conseguir trabalho e educação.  É aí que entra nosso personagem, o Robson Mendonça.
Encontrei o Robson Mendonça durante um passeio de bicicleta com o Prefeito  Sam Adams da Cidade de Portland,  que estava em São Paulo para reunião da C-40,  presidido pelo Prefeito Michael Bloomberg e o Ex-Presidente dos EUA  Bill Clinton , e também com o Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge. Após o passeio,  acompanhei o Secretário do Meio Ambiente até a Biblioteca Pública, no centro da cidade de São Paulo,  haveria ali um evento simbólico de plantio de árvore.
Nesta ocasião, encontramos o Sr.  Mendonça com uma Mochila nas costa, cheia de livros, entregando um  livro para cada morador de rua, ele nos disse que o sonho dele era conseguir um veículo para entregar maior quantidade de livros aos moradores de rua. Intrigados, queríamos saber porque ele entrega livros para Moradores de rua? A resposta foi,  “Eu aprendi a ler na época que eu também era morador de rua”, ele conseguiu sair das ruas, depois de ter lido o  Livro “A revolução do Bichos” de George Orwell.

O TEXTO ACIMA É O RELATO DE Lincoln Paiva, idealizador da Green Mobility

O ex-morador de rua Robson Mendonça, 60 anos, gaúcho de Alegrete, perdeu a mulher e dois filhos em um acidente. Esta foi uma das causas que o levou para as ruas, onde permaneceu por seis anos, até 2003.
Mas foi por gostar de ler e não poder pegar livros emprestados nas bibliotecas públicas que Mendonça alimentou um sonho. O de melhorar de vida e criar uma biblioteca itinerante para as pessoas que moram na rua. : Quando era morador de rua, eu tinha vontade de ler livros e buscava bibliotecas. Geralmente, eu sentava na mesa e as pessoas se levantavam, pelo fato de estar ao lado de um sem teto. Queria levar os livros, mas não podia, era necessário comprovante de residência e eu não tinha - morador de rua não tem comprovante de residência! Então pensei em criar uma biblioteca onde poderia levar livros a toda população. Fiz o projeto pra criar a biblioteca itinerante e tive o apoio da Mobilidade Verde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter