21 de maio de 2013

"Amigo do Idoso"

Prefeitura de Barueri adere ao programa São Paulo Amigo do Idoso

Programa também contempla criação do Centro Dia, para acolhimento e tratamento do Idoso na cidade 
Maximiliano Soriani
(maximiliano@webdiario.com.br)

A cidade de Barueri agora faz parte do programa “São Paulo Amigo do Idoso”. O Termo de Adesão foi assinado durante a manhã de quinta-feira, 16, pelo prefeito Gil Arantes e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, no Parque da Maturidade.

Com a garantia dessa parceria entre estado e prefeitura, o município está apto a receber recursos para viabilizar o Centro Dia, um espaço para acolhimento, proteção e convivência de idosos. De acordo com as normas do programa, a prioridade é oferecer tratamento a idosos que estejam em situações frágeis sem que a família tenha condições de prestar cuidados durante o dia.

O prefeito Gil Arantes frisou a necessidade de trazer recursos com mais agilidade para a cidade e oferecer serviços que serão essenciais à população da terceira idade, como o projeto apelidado de “Creche do Idoso”. “Nosso projeto é fazer com que tenhamos esse espaço sendo supervisionado por médicos, enfermeiros para que os idosos que estão nessa situação possam pelo menos durante a semana ter atendimento por parte da prefeitura e, no final de semana, ficar no aconchego da família”, acrescenta Gil.

Com a assinatura do Termo de Adesão, Barueri se compromete a criar o Conselho Municipal do Idoso, item obrigatório para inserção no programa. O conselho terá papel fiscalizador para orientar a prefeitura sobre quais passos deverão ser dados. Além disso, o município também se compromete a estabelecer um plano de metas e fazer um levantamento sobre as ações existentes para o setor.

O secretário Rodrigo Garcia destacou o avanço da medicina e a maior longevidade dos idosos nos dias de hoje. Para Garcia, é obrigação do poder público proporcionar melhor qualidade de vida. “É um programa que, além de ofertar mais ações, está embutido nesse protocolo a transferência de recursos do estado para a prefeitura no valor de R$ 500 mil para que ela construa mais equipamentos onde o idoso passa o dia. Além disso, estamos estabelecendo um desafio conjunto para avaliar a ações que Barueri faz e para que a gente leve essas ações para o resto do estado”, relata o secretário.

A respeito da criação do Centro Dia do Idoso, Gil prefere cautela antes divulgar datas de obras.
“Assinamos o termo de adesão hoje, mas não tenho como dar uma data precisa”, admite o prefeito.
jornal diário da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter